Valéria London falou sobre a história e os desafios do design no Brasil  na 2ª noite do OPEN ESPM. O plateia que lotou o auditório aprendeu sobre processo criativo no design e a profissionalização da área.

Com mais de 40 anos de carreira, Valéria é formada em designer pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, possui um escritório especializado nas áreas de Branding e Design de sinalização e produto, com cases como a rede de franquias Bob’s e as sinalizações da Rio 2016. Atualmente, Valéria trabalha com uma equipe de cinco designers e possui um grupo auxiliar de 20 profissionais, que são acionados conforme as demandas que surgem. Segundo ela, seu escritório já realizou mais de 1.300 projetos em mais de 50.000 horas de trabalho.

No evento, a designer ressaltou comentou que a criatividade é fruto de muita pesquisa e referência. A profissional também destacou a importância do design para o cotidiano da sociedade e a valorização que a profissão teve nos últimos anos. “É uma reflexão sobre o que vem acontecendo com o design e a sua função social. Como é que design tem se relacionado com o mercado e como que de repente saiu do anonimato”.

A nova geração de profissionais do design também foi assunto da palestra de Valéria e chamou a atenção do público, como é o caso de Rose. “Acho que essa união entre as pessoas experientes com as pessoas mais jovens é muito frutífera. Ela traz para quem está mais tempo no mercado novos ares, e quem ganha é o cliente”.

Confira a reportagem:

Topo