O segundo dia do Open ESPM contou com quatro workshops que abordaram temas diversos, do empreendedorismo à fotografia artesanal. As oficinas aconteceram à tarde no prédio C da ESPM-Sul.

 

No workshop “A realidade do empreendedorismo: experiências e desafios”, ministrado pelo professor de administração financeira e estratégia da ESPM-Sul, Nelmar Vaccari, quatro empreendedores convidados. conversaram com os alunos sobre, experiências, motivações e dificuldades de empreender. O publicitário, André Flores, um dos convidados, falou sobre a importância de se ter workshops como este, para as pessoas que querem empreender, pois o empreendedorismo ainda é um tema pouco debatido.

O professor de economia da ESPM-Sul, Fabio Pesavento,  ministrou o  workshop “Discutindo e analisando a conjuntura econômica brasileira: Quando vamos voltar a crescer?”. Na sala de aula, Pesavento, debateu com os alunos sobre os rumos que o Brasil pode tomar. Pesavento ressaltou a importância de realizar o ajuste fiscal.  “A sociedade não tolera mais o aumento da carga tributária, então, temos que olhar o lado da despesa. Boa parte dos gastos público são em função da previdência, sendo assim, temos que atuar em curto prazo na reforma. Atuar pelo lado da despesa é ruim mas é o caminho mais viável a curto prazo”.

A publicitária Cátia Schuh Weizenmann fez o workshop “Escrever para engajar: posts para gerar engajamento nas redes sociais”. No primeiro momento da oficina, a professora deu dicas para os criadores de conteúdo conseguirem variedades na forma de comunicação. A segunda parte foi de pesquisas e aplicação. Para  Cátia, é preciso atingir o público alvo na escrita. “É de grande importância saber perfil do público, o que ele espera da sua comunicação, não existe receita. É preciso investigar uma série de elementos, o que o mercado está oferecendo, o cenário que o mercado está vivendo e tentar pensar na probabilidade de como fazer a idéia dar certo”.

A oficina de “Fotografia artesanal: imagens de luz e prata” foi ministrada pelo professor de fotografia da ESPM-Sul, Manuel da Costa. Os alunos fizeram experimentos com “câmeras de latas”, com a técnica de pinhole.

Confira a reportagem:

Topo