Na quarta noite do Open ESPM Marcelo Violento, Diretor da IBM, conversou sobre Gestão com a Transformação Digital e como é possível inovar nesse ambiente.
Violento separou a palestra em três partes: transformação digital, computação cognitiva e como inovar. “Transformação Digital é a reinvenção de práticas de negócios”, explicou Violento na primeira parte.
“A gente tem poder de decisão porque tem o celular na mão”, afirmou o palestrante sobre o poder dos consumidores no cenário atual. Hoje, o cliente pode escolher o que comprar pela variedade que o mercado proporciona, por isso, inovar nesse campo é fundamental para se destacar e possuir mais visibilidade em seu comércio. Para ele, só é possível inovar com tecnologia. Ele acredita que a tecnologia proporciona aos proprietários das empresas benefícios comerciais.

Violento usou como exemplo, empresas conhecidas pela sua atuação no digital, como o Uber, Facebook e Airbnb. Os empreendimentos possuem as funções de mercados já existentes, como Uber e táxi, mas um utiliza da tecnologia e da inovação e, por isso, conquista maior atenção dos clientes. O diretor apresentou as mudanças e a evolução do mundo, mas ressaltou que há uma diferença entre os dois: quando os elementos mudam, não necessariamente evoluem, por isso, nem toda mudança é uma evolução. “O mundo era analógico, passou a ser digital e agora ele é cognitivo”, explicou.

Com a cognição, exemplificou com o Dino Watson, sistema de inteligência que possibilita a interação entre pessoas e computadores do IBM. O projeto que está sendo desenvolvido é especial para ajudar no tratamento de câncer, Watson Oncology. Violento disse que as evoluções tecnológicas são benéficas para a sociedade no mercado do futuro: “Eu vejo um mercado com muito mais informação, por conta dos acessos digitais e da tecnologia, que está cada vez mais democratizada. Eu acho que isso só vai trazer benefícios para toda a sociedade”.

Topo