A Editora Appris lançou o livro Desafios do jornalismo: novas demandas e formação profissional, escrito através da parceria de 23 professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing e o organizado por Carlos Alberto Messeder Pereira, Francisco de Assis e Maria Elisabete Antonioli. O lançamento do livro ocorreu no Segundo Simpósio Nacional de Rádio.

O livro possui 19 capítulos e é dividido em duas partes. A primeira parte é chamada “Campo profissional: experiências e possibilidades”, que fala sobre demandas do mercado e alternativas capazes de promover um jornalismo comprometido com a sociedade. A segunda parte é “Formação universitária: diretrizes e estratégias”, que aborda a formação em âmbito acadêmico, contemplando propostas pedagógicas e apreciações sobre táticas e procedimentos de ensino.

Cada capítulo do livro é escrito por um professor, ou uma dupla de professores, diferente. “A maior parte dos textos é daqui da unidade Sul, o que ressalta a nossa dedicação e nosso comprometimento e demonstra que nossos professores estão muito engajados na produção de conhecimento”, comenta a diretora do curso de jornalismo da ESPM-Sul, Janine Lucht.

Os professores responsáveis pela obra são integrantes da equipe docente de jornalismo da instituição e trazem discussões alinhadas à mobilização nacional em torno das novas diretrizes curriculares para o bacharelado em jornalismo, homologadas pelo Ministério da Educação (MEC), em setembro de 2013.

O livro é o primeiro da série Jornalismo em Pauta, subordinada à Coleção Ciências da Comunicação. O valor é R$63,00.
Topo