Brad Kim, editor do site Know Your Meme (KYM) veio pela primeira vez ao Brasil para palestrar no Youpix, realizado na ESPM-Sul. O editor falou sobre o site, sobre o que é um meme e o que não caracteriza um meme. O Know Your Meme é considerado a maior enciclopédia de memes e conteúdo viral do mundo O KYM recebe 9,5 milhões de visitantes únicos por mês.

 O Know Your Meme funciona como um banco de dados de memes que foram coletados durante anos após muita pesquisa. No site já estão arquivados 1.200 memes confirmados. Brad relatou o árduo trabalho que a equipe de pesquisa do website tem para encontrar os verdadeiros. Segundo ele o grupo de pesquisa deve ter uma atenção redobrada para acabar não registrando um meme com seu significado errado. Durante o processo de divulgação, eles acabam sofrendo mutações e essa é a dificuldade encontrada pelo time do Know Your Meme.

No decorrer da palestra, Brad Kim caracterizou os memes como “ideias que se espalham de uma pessoa para outra pessoa”. Os conteúdos virais, de acordo com o palestrante, são usados para projetar sentimentos e respostas em forma de expressões faciais. Para completar essa caracterização, ele falou também “palavras são usadas para modificar a expressão das pessoas.”

Para terminar a palestra, que teve seu tempo reduzido, Brad Kim disse: “Uma ideia promovida por uma pessoa ou organização não é um meme.” Depois que o tempo estourou, o convidado falou que gostaria de ter debatido o tema do uso dos memes para fazer criticas a sociedade, programas de tevê entre outros.

 

Topo