A palestra “Identidade na Internet , Quem Sou Eu no Ciberespaço?” ocorreu no palco Le Hub, no sábado, 18 de agosto.  Os palestrantes foram o criador do Tenso Blog, Maurício Adams;  o filho do Criador;  Juliana Muncinell,  mais conhecida como @ Juzão; o blogueiro Rafael Manzoli;  o blogueiro Joab Analfabteo. A mediação ficou por conta da publicitária e blogueira Fernanda Paiva.

Na internet, principalmente no Twitter, as pessoas podem ser outras, tendo uma identidade ‘’falsa’’.  Com isso podem publicar qualquer coisa. “O Twitter é zoeira, a internet é zoeira”, falou Mauricio Adams.  “A identidade na internet é editada,  no Twitter  a gente pode mentir, sendo até mais fácil criar um personagem”, comentou Juliana Muncinell.

“Na internet é fácil a exposição, mas no Facebook é diferente”, explicou a @Juzão.  Já  Joab Analfabteo lembrou da pressão familiar existente nas redes sociais. “Não tem exposição no Face, porque a família normalmente está seguindo”,  declarou Joab Analfabteo.

As pessoas preferem reclamar pela internet do que na frente de outra pessoa. Quando vão em um restaurante e comem uma comida que não gostam,  preferem criticar pelo Facebook e/ou Twitter do que falar pessoalmente com o garçom ou gerente. ”As pessoas acham que resolvem tudo na internet!”, salientou @Juzão. Para Joab Analfabteo, acaba ocorrendo um distanciamento. “As pessoas não tem coragem de falar pessoalmente”, declarou.

Para os palestrantes, o avanço das redes sociais acabou provocando um aumento  das reclamações. Muitos posts são criticados de forma agressiva pelos internautas. Para o criador do Tenso Blog existe uma maneira pratica de diminuir as reclamações. “Se alguém não gosta de alguma coisa na internet é só não acessar”, afirmou.

 

Topo