“Kéfera, Isabela Freitas e Christian Figueiredo são os autores mais procurados por aqui”, afirmou José Peixoto, um dos responsáveis pelo estande da AJR Livros. Você sabe o que estes nomes tem em comum? Os três são celebridades da internet. É fato que muitas pessoas ficaram conhecidas por meios de vídeos e blogs, mas esta edição da Feira do Livro de Porto Alegre mostrou que estas personalidades da Internet também estão ficando conhecidas pelos livros que publicam.

A obra “Muito Mais do que Cinco Minutos” da Youtuber Kéfera Buchmann conta a história da autora antes da fama e dos momentos intensos que passou na infância e na adolescência, de bullying à relacionamentos. A curitibana de 22 anos reúne 6.377.438 de perfis inscritos no seu canal do Youtube, o 5inco minutos - o que equivale a 80 estádios do Maracanã lotados – e alimenta a sua página com vídeos que relatam episódios de sua vida e outros assuntos que os adolescentes se identificam. “Muito Mais do que Cinco Minutos é o primeiro livro extenso que eu compro. Desde que a Kefera anunciou em seu perfil que tinha lançado o livro eu fiquei ansiosa para comprar”, declara a estudante de 14 anos, Camila Severo.



Livros estão expostos nas bancas da Feira do Livro

Assim como Kéfera, o sucesso da autora Isabela Freitas, de 24 anos, começou na internet. Em 2011 ela criou o seu blog e começou a compartilhar com sua rede de amigos os textos sobre relacionamentos que escrevia. Deu tão certo que o primeiro livro publicado por Isabela, o Não se Apega Não, virou série no Fantástico, e o segundo, que foi lançado recentemente, está entre os livros mais vendidos do momento.

“Eu gosto do que Isabela escreve porque me identifico com ela e com as personagens das suas histórias. O primeiro livro foi apaixonante, garanto que o segundo também vai ser. Não vejo a hora de ler”, conta a estudante Julia Martins, de 16 anos.

A coletânea do livro “Eu Fiko Loko: as aventuras de um adolescente nada convencional” também é uma das obras de grande procura na Feira do Livro. O autor é Christian Figueiredo, dono de um dos canais mais acessados do Youtube pelos adolescentes brasileiros. Nos seus livros, Christian relata episódios e sentimentos que ele passou na adolescência.

Um dos vendedores da feira Marcelo Nunes acredita que estes novos escritores que surgem da internet podem criar novos leitores, pois já têm um público fiel. “Pode ser que as pessoas que começarem a ler os livros de Isabela, de Kéfera ou de Christian se encantem tanto com a leitura que não irão parar de ler nunca mais. Eu, por exemplo, me apaixonei pela leitura através do meu amor por gibis”, lembra ele.

Topo