Abraçar o passado e projetar o futuro, está é a proposta da exposição “Co.ntinuida.De”, que relembra os dez anos da Co.De – empresa júnior de comunicação e design júnior da ESPM-Sul. A agência experimental conta com cinco grandes áreas de comunicação: Agência de propaganda, Digital, Áudio e Vídeo, Fotografia e Moda. “A Co.De já é reconhecida lá fora pelos contratantes; o que é um orgulho, já que conseguimos lapidar os alunos de uma forma bastante significativa”, afirma Alessandro Souza, diretor do curso de publicidade e propaganda da escola.


Camila Marçal, gerente do Núcleo Digital da Co.De, já percebe a diferença proporcionada pela vivência na empresa. Para ela, está claro que, quando concluir a faculdade e se deparar com o mercado, terá uma gama de conhecimentos e experiências que devem fazer a diferença nas futuras seleções. “Vou para o mercado batizada pela Co.De”, brinca Marçal. Para Laura de Bortoli, presidente da Co.De, a palavra-chave é crescimento. Ela ingressou na empresa no segundo semestre de 2015 e passou por diversos cargos, como atendente e gerente. Ela conta que, hoje, na presidência, tem a tarefa de expandir os serviços prestados, buscando adequar-se ao mercado. Falando de projetos passados, Laura destaca os uniformes dos colégios Farroupilha e Santa Inês – desenhados pela divisão mais jovem da empresa, a Co.De Moda – e o game “Marketing I”, lançado para todas as sedes da ESPM.

Giovanni Pereira, professor e coordenador da Co.De, acredita que a integração é o que vai mover o futuro da empresa. Segundo Pereira, a próxima década da Co.De já está sendo desenhada e a ordem é integrar suas áreas com a finalidade de estar preparada para as novas exigências do mercado. Sobre a exposição, o professor comenta a pluralidade dos trabalhos exibidos e, também, o processo de amadurecimento profissional dos alunos egressos da Co.De: “Aqui nós temos os trabalhos da agência, do digital, da moda, do áudio e vídeo, da foto. Estamos mostrando a nossa continuidade, o fato de já termos uma história construída e de já colocarmos vários alunos com mais capacitação no mercado”.
A exposição “Co.ntinuida.De” acontece dos dias 22 a 26 de maio no segundo andar do Espaço Cultural da ESPM-Sul.

Topo