Nos dias, 12, 13 e 14 de julho, aconteceu no Barra Shopping Sul a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV). O evento organizado pelo Sindilojas de Porto Alegre, reuniu em 2000 m², 60 stands com fornecedores e lojistas, além de mais de 40 palestrantes das áreas da tecnologia, gestão e marketing. O curso de Design de Moda da ESPM-Sul e o Sindilojas, promoveram pelo segundo ano consecutivo, o Desafio Fashion. A iniciativa buscou estimular o processo criativo de futuros profissionais da área. De acordo com o professor, Fernando Bakos, o desafio foi entender o que é o varejo no mundo hoje em dia, quem é o consumidor, o que ele vai querer e o que vai estar na loja, e trazer alunos para desenvolver roupas conceituais, com acabamentos dos tutores, professores orientadores do projeto.
Durante os três dias da Feira, os alunos foram divididos em três equipes e receberam desafios diários. No primeiro dia, quarta-feira (12), a proposta foi produzir um look feminino completo a partir de uma peça de roupa doada por um visitante da FBV ou de um dos estudantes.
Já no segundo dia (13), os alunos criaram roupas para cãezinhos em processo de adoção na ONG Patas Dadas. “Temos três equipes empenhadas para construir os looks para os cachorrinhos e junto com isso, nós levantamos a consciência de adotarmos os animais, além do desafio fashion estamos proporcionando essa consciência”, relatou o professor Antonio Rabadan. No terceiro e último dia do desafio, as equipes tiveram que dar um upgrade na primeira produção.
As três produções foram votadas pelo público e por jurados técnicos de diferentes áreas relacionadas com moda, entre eles Alex Ramirez, Jean Pierre Kruze, Luciane Zorzo, Madeleine Muller e Patti Leivas.
Na categoria júri popular o grupo vencedor foi a equipe Mari. Já na categoria júri técnico foi a equipe Sami, que ganhou uma produção fotográfica completa com o fotógrafo Alex Ramirez e com a modelo drag queen Cassandra Calabouço.
Topo