Em parceria com a Atlética,o gerente de projetos da HP, Cristiano Basso, demonstrou como o método Kanban pode dinamizar a rotina diária.

A ação realizada no Workshop relacionava a estratégia do Kanban e a produção de uma pizza, demonstrando como a sistematização de atividades pode produzir mais sem desperdício.

Em um momento lúdico, os alunos eram envolvidos na produção de pizzas por suas respectivas empresas, divididas em grupos da plateia. Cada pizza produzida gerava pontos, enquanto cada ingrediente desperdiçado tirava pontos.

A atividade foi dividida em duas partes, na primeira, o grupo tentava fazer um padrão de pizza o mais rápido possível. Diferentes membros do grupo tinham etapas mais rápidas que outros, o que resultou em um enorme desperdício de algum ingrediente.

Na segunda parte, Cristiano introduziu o propósito do Kanban. Através da organização e sistematização dos integrantes, a média de pontos de todos os grupos aumentou produzindo não só mais pizzas mas também causando menos desperdício de ingredientes.

O participante da Atlética, Eduardo Domingues, declarou: “É importante ressaltar que a Atlética esse ano está tentando trazer mais eventos pra dentro da ESPM para o pessoal ver que nós estamos mais focados neles, não somente nos esportes e em festas. A gente conseguiu trazer três juniores e todas elas conseguiram tirar alguma coisa do workshop de gerenciamento de projetos."
Topo