Os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT), participaram de evento realizado pela Agenda 2020 no Plaza São Rafael. A iniciativa tem como objetivo discutir os sete principais desafios para o desenvolvimento do Estado. Antes do pronunciamento dos candidatos, voluntários apresentaram posições e propostas a respeito dos temas: Agronegócio, Infraestrutura, Segurança, Educação, Inovação e Tecnologia, Saúde e Gestão Pública. Sobre a questão da gestão pública, a professora da ESPM-Sul, Patrícia Palermo, destacou a importância de entender os objetivos da Agenda 20/20. "Nós desejamos que os candidatos aqui presentes, escutem nossas propostas. Mas mais que isso, transformem em ações", afirmou Patrícia.
De junho a setembro, os voluntários participaram de fóruns para discutir as propostas apresentadas ao governo do Estado. Um caderno com as propostas e diagnósticos feitos pelo movimento foi entregue aos candidatos. Para o presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, Humberto César Busnello, o evento pode ajudar a tornar o Rio Grande do Sul no Estado que a sociedade quer. "Nós queremos que o Rio Grande do Sul seja o melhor estado para fazer negócios", destacou.
Após um sorteio, o primeiro candidato a se pronunciar foi Tarso Genro. O governador comentou sobre os entraves encontrados na gestão pública. A previdência social foi tratada por Tarso como uma dificuldade enfrentada por todos os governos. "Todos nós sabemos que a previdência é uma questão crônica no Rio Grande do Sul, não é problema de nenhum governo específico", afirmou.
O ex-prefeito de Caxias, José Ivo Sartori, destacou a importância dos voluntários para a gestão pública e disse que quer fazer um governo com base no diálogo. Para Sartori, um candidato não deve fazer promessas impossíveis de serem cumpridas. "Procurei desde o primeiro dia da campanha não alimentar uma esperança que fosse indevida", ressaltou.
Também estava presente no evento, o senador, Lasier Martins. Ele comentou que pretende levar para o Senado algumas das questões levantadas no evento.
Topo