A Associação Brasileira de Criadores de IDEAL realizou nesta quarta-feira, dia 02 de setembro, a 12ª edição do IDEAL Moda Fashion na feira da Expointer. O evento apresentou coleções de artesãs gaúchas que utilizam a lã da raça na produção de suas peças.

A idealizadora do evento, Cleusa Ferreira, conta que a inspiração para o projeto surgiu quando assistia a um concurso de ovelhas IDEAL em Melbourne (AUS), país de origem da raça. Quando acabou o julgamento, logo iniciou um desfile com as modelos saindo do galpão onde estavam os animais. “Lá as coisas eram mais rústicas. Eu achei o máximo! Falei ‘quero fazer aquilo’”, declara. Cleusa acrescenta que o desfile surgiu como uma maneira de divulgar seu produto e mostrar o potencial da lã, “Apresentar isso para o grande público e no final mostrar os animais, que são os verdadeiros campeões das passarelas. Para nós é sensacional”, destaca.

A passarela se encontrava localizada no Boulevard do parque Assis Brasil, rodeada por um grande número de espectadores. Entre os que prestigiavam o evento estava a secretária de Políticas Sociais e primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori. “Achei interessantíssimo o desfile, amei a criatividade das estilistas e possibilidade das pessoas verem o que a lã pode proporcionar”, comenta.

André Guerra, produtor do evento, definiu o IDEAL Moda Fashion como uma iniciativa muito importante, que valoriza o trabalho da artesã, o produto confeccionado e mostra a qualidade ímpar da lã da IDEAL. Quando a Associação Brasileira o procurou, ele mesmo ficou bastante surpreso que em todo o Estado eram produzidas peças exclusivas. “Já tivemos edições do IDEAL com 16 artesãs participando, mas esse ano a ideia foi reduzir. Quem vem à Expointer quer passear, ver todas as atrações. Nosso objetivo era um desfile rápido, mas que desse para apresentar para todo mundo”, explica.


A raça IDEAL é voltada 70% para a produção de lã e 30% para a carne. É um ovino de porte médio, rústico, com grande aptidão para produção de lã fina; segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Topo